Encomendas – Serviços Especiais

Valor Declarado

Destina-se a proteger o envio de encomendas que contenham objectos de valor, tais como artigos em ouro, metais preciosos ou quaisquer valores ao portador. Em caso de extravio, perda ou espoliação, o cliente é reembolsado no valor correspondente a essa perda, até ao montante declarado, que não pode ser superior ao valor real da encomenda.

Entrega ao Domicílio (só no serviço nacional)

Entrega da encomenda no domicílio do destinatário. Este serviço pode ser solicitado a pedido do remetente, por indicação no impresso de aceitação.

Aviso de Receção (só no serviço internacional)

Permite confirmar a entrega do objecto no destino, devolvendo ao expedidor um comprovativo de que a entrega se efectuou ao destinatário ou seu representante.

Contra Reembolso (só no serviço internacional)

Permite cobrar ao destinatário, aquando da entrega, o valor inscrito no objecto.

Devolução/Reexpedição

Sempre que uma encomenda não possa ser entregue ao destinatário são cumpridas as instruções dadas pelo remetente no suporte de aceitação nomeadamente ser devolvida, reexpedida ou abandonada:

  • Imediatamente, se houver recusa ou o destinatário for desconhecido;
  • Decorridos 10 dias úteis (para as encomendas nacionais) ou 15 dias de calendário (para as encomendas internacionais) após o aviso de chegada sem que a encomenda tenha sido reclamada ou não existam instruções contrárias.
    No caso de o remetente não ter proibido a reexpedição pode a encomenda ser reexpedida se, para tal, existir pedido escrito do destinatário.

Quer na devolução, quer na reexpedição, será cobrado o valor correspondente ao novo percurso.

Os serviços especiais de encomendas para o serviço internacional estão disponíveis de acordo com o definido por cada operador postal de destino.